Pular para o conteúdo principal

Guia do Aluguel

Quando o assunto é alugar um imóvel, existem algumas questões importantes que devem ser consideradas antes de fechar um negócio. 
imoveis, vende, aluga, conecta, vender, alugar, aluguel, compra,  apartamento, apartamento 2 quartos, apartamento 3 quartos, casa,  imoveis, morar, casa comercial, casa para morar, condominio, bairro, moradia, netimoveis, prolar, prolar netimoveis, imobiliaria, decoracao,  decor, dicas de decoracao, dica decor, espaço. escritorio, quartos,  area privativa, cobertura, blog,


Pensando nisso, preparamos um compilado com algumas das principais dúvidas para ajudá-lo (a) a fechar bons negócios e evitar dor de cabeça. Confira a seguir:

Valor do aluguel

Para entender se vale a pena alugar ou comprar um imóvel, é sempre bom considerar as variáveis que se relacionam com o valor do imóvel, entre elas, a taxa de rentabilidade e a relação entre o preço de venda do imóvel e o preço de aluguel do mesmo.
Considere também aspectos como o estado de conservação e reformas ou benfeitorias realizadas no imóvel. 

Tipos de garantias

Se você já está no caminho da locação, a escolha pela modalidade de garantia de aluguel é outra etapa importante, que poderá variar de acordo com as suas necessidades e condições. 
Fiador, seguro fiança e caução são as mais conhecidas. 

IPTU, condomínio e taxas extras

O pagamento do IPTU é de responsabilidade do dono do imóvel, entretanto, é uma cobrança transferível que, na maioria das vezes, vem documentada no contrato de locação, sendo então assumida pelo inquilino. 

Já a taxa de condomínio é obrigação de quem vai alugar um imóvel e, além dela, é possível ter um adicional de outras taxas extras, especialmente em prédios e condomínios. Valide todas essas informações antecipadamente e lembre-se que o inquilino só é obrigado a arcar com as despesas relacionadas à conservação, como despesas com pessoal e manutenção dos elevadores. 

Vistoria x Reforma 

Ao alugar um imóvel, não se esqueça de registrar a vistoria. Ela detalha a forma como o imóvel foi recebido, e como deverá ser entregue ao final do contrato - salvo em casos de reformas ou modificações acertadas entre proprietário e locatário. 

Uma dúvida que volta e meia surge para quem mora de aluguel é: posso realizar reformas?

Como é uma percepção pessoal que está diretamente ligada a questão do conforto e realidade financeira de cada um, você pode avaliar melhor todos os cenários. 

Quando a reforma é para melhorias, normalmente a despesa fica para o inquilino, principalmente por não se tratar de uma necessidade. Entretanto, é possível criar um canal de diálogo com a imobiliária e/ou o proprietário justificando melhorias que sejam de interesse mútuo para valorizar o imóvel e, dessa forma, tentar um acordo sobre o abatimento do valor do aluguel no período. 

Aluguel por temporada

E se o seu interesse é pela locação temporária, de olho nas férias e feriados ao longo do ano, não se esqueça de ficar atento aos cuidados necessários para não ter uma experiência negativa ou comprometer seu descanso. Confira nossas dicas para curtir seu descanso sem dor de cabeça. 

Fonte: Blog Netimóveis






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores: Tendências para 2019

Ano novo pede cores novas Seja na moda, publicidade ou no design de interiores, as cores são referências para tendências e comportamento.  Que tal então conhecer os tons que serão destaques nas paletas de cores do próximo ano? Coral é a aposta da Pantone.  Você já deve ter ouvido falar da cor do ano Pantone .  A Pantone é a principal empresa de cores do mundo. Seu sistema é hoje o padrão na indústria gráfica e têxtil, para especificação de controle da cor.  Há 20 anos, o Pantone Color Institute elege as cores tops dos designers em desfiles internacionais, lançando tendências globais de cores que são referências para muitas aplicações do designer, incluindo o de interiores.  Em 2019, a cor Living Coral é o destaque da marca. O tom de "Coral Vivo", de número 16-1546, tem um caráter energizante, sociável e espirituoso, por isso, foi a nuance eleita para simbolizar a nossa necessidade de otimismo e alegria.  Outras cores no decor  As marcas d

Quadros: como harmonizar sua decoração - Prolar Netimóveis

Sozinhos ou em composição, os quadros conferem charme na decoração Quando o assunto é quadros na decoração, não existe uma regra específica. Se o intuito é criar ambientes charmosos e harmoniosos, vale muito do bom senso.  Quadros na parede Antes de pensar nas composições e estilo, verifique a altura. Deixe o quadro sempre na altura dos olhos e considere posicioná-lo a uma altura média de 1,6 m do piso ao centro do quadro.  Se o quadro for colocado em uma parede com sofá, deixe pelo menos 25 cm de espaço entre o sofá e o final do quadro. Se você gosta de simetria, centralize-o em relação ao móvel. Quadros pequenos Para quadros pequenos, você fazer um arranjo preenchendo o espaço da parede.  A composição ajuda a dar um efeito de plano único nas paredes.  Veja mais dicas para acertar nessa composição: Escolha estampas e cores que combinem entre si;  Opte por tamanhos diferentes para dar dinâmica à parede;  Molduras devem ser semelhantes, s

A importância das fotos na publicação dos imóveis - Prolar Netimóveis

A importância das fotos na publicação dos imóveis Quem deseja vender um imóvel pela internet precisa se preocupar em conseguir boas fotos. Isso porque elas devem ser atrativas o suficiente para despertar a atenção de um possível comprador, fazendo com que ele queira entrar em contato e fechar negócio.  Alguns proprietários e profissionais, no entanto, cometem pequenos erros ao fotografar os imóveis, o que, além de prejudicar a imagem, tanto da casa ou apartamento quanto do profissional, impede a realização de bons negócios. Os mais comuns são problemas de enquadramento, iluminação e desorganização.  Para orientá-los nesse sentido, o Agente Imóvel selecionou os erros mais cometidos e algumas dicas que podem evitá-los. Confira! Resolução - Para que a imagem seja de qualidade, ela deve ter, no mínimo, 640 x 480 pixels. Menos do que isso, a imagem fica embaçada e atrapalha a visualização dos detalhes do ambiente.   Fotos desfocadas e com problema de iluminação de