Pular para o conteúdo principal

Exclusividade do imóvel e a tranquilidade na negociação - Prolar Netimóveis

Exclusividade do imóvel e a tranquilidade na negociação

imoveis, vende, aluga, conecta, vender, alugar, aluguel, compra,  apartamento, apartamento 2 quartos, apartamento 3 quartos, casa,  imoveis, morar, casa comercial, casa para morar, condominio, bairro, moradia, netimoveis, prolar, prolar netimoveis, imobiliaria, decoracao,  decor, dicas de decoracao, dica decor, espaço. escritorio, quartos,  area privativa, cobertura, blog,

A exclusividade do imóvel ainda é um assunto muito polêmico e debatido entre as partes envolvidas com a venda. De um lado, clientes que na tentativa (ou na ilusão) de obterem sucesso em vender o empreendimento, cadastram seus imóveis em várias imobiliárias, de forma que o primeiro a vender leva a comissão; de outro, corretores de imóveis, que em meio a um mercado acirrado, oferecem aos clientes, imóveis que possivelmente o cliente já tenha visto com outro profissional. 
Mas, deixar o profissional trabalhando "no escuro", sem a garantia de que somente ele será o responsável pela venda é a melhor solução? 

Para discutir as questões sobre a exclusividade do imóvel, entrevistamos o presidente do CRECI-GO, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, que esclarecerá as principais dúvidas e vantagens sobre este procedimento. 

Como o CRECI, enquanto órgão fiscalizador trata essa questão da exclusividade do imóvel?
O CRECI tem a preocupação de verificar os anúncios publicados, tanto em jornais como em outros veículos de comunicação se estão devidamente autorizados pelo proprietário para a venda. Isso torna a negociação mais segura para o comprador como para o vendedor e permite ao corretor de imóveis fazer uma verificação de toda a documentação, cumprindo assim o que determina o Art. 723 do Código Civil, bem como a Lei 6.530 e a Resolução Cofeci 458/95.

Como os cliente encaram atualmente essa questão da exclusividade? A grande maioria ainda tem aversão a esse tipo de acordo? Por quê? 
O proprietário do imóvel quando bem esclarecido pelo corretor, não tem objeção de assinar o contrato de exclusividade para a venda do imóvel, pois ele vê o trabalho que vai ser desenvolvido, as parcerias que poderão ser feitas e a segurança que ele terá com esse contrato. Aqueles que têm aversão pela exclusividade, não sabem a responsabilidade e o empenho do profissional. Tudo depende do esclarecimento do corretor. 

Quais as vantagens da exclusividade da venda do imóvel para o corretor? E para os clientes?
O proprietário, ao assinar a exclusividade, fica seguro no que se refere às visitas em seu imóvel, sabe que sempre terá um profissional acompanhando o cliente, tem ciência que o seu imóvel não será desvalorizado e nem ocorrerá pregão com o seu patrimônio. Sabe que as visitas serão agendadas, haverá uma pré-seleção dos clientes, a segurança de sua família ficará garantida, entre outros benefícios. 
O corretor de imóveis hoje é obrigado a orientar o comprador sobre a segurança e o risco do negócio, sob pena de responder por perdas e danos. 
Necessário se torna a exclusividade, para ele poder tirar todas as certidões, fazer uma análise documental e verificar tudo relacionado ao imóvel. Terá tranquilidade para negociar e dará segurança para as partes. 

Que tipo de situações podem ser evitadas se o cliente optar pela exclusividade?
Pregão do imóvel e falsa impressão de muitas ofertas no mercado. O cliente terá maior segurança na negociação, dedicação e maior número de corretores conhecendo o imóvel, etc. 

Fonte: Redimob


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba o que valoriza um imóvel - Prolar Netimóveis

Saiba o que valoriza um imóvel Na hora de vender ou comprar um imóvel, o que mais influencia no preço do bem? A localização, o tamanho e a infraestrutura do bairro somam, é claro, muitos pontos na hora de definir o valor, pois uma coisa é comprar um apartamento de 150m² no interior, e outra bem diferente é adquirir um imóvel parecido em um bairro nobre da Capital.   Localização é sem dúvida um dos principais fatores que determinam não só a escolha de onde morar, mas também o valor dele no mercado imobiliário. Imóveis em regiões consideradas mais nobres com certeza são os mais procurados, portanto, com o valor mais alto. Basta pensar por exemplo, que um imóvel de 70m² de frente para o mar terá o valor mais alto do que um imóvel na periferia de 100m². Comércio local também é um fator de grande importância na valorização de um imóvel. Bairros com grande variedade de supermercado, padaria, farmácia ou até mesmo shopping tendem a ser mais valorizados. Atualm...

Dicas para aproveitar melhor os pequenos imóveis - Prolar Netimóveis

Dicas para aproveitar melhor os pequenos imóveis Móveis sob medida e tintas claras estão entre os segredos para ampliar pequenos cômodos. Marceneiros, arquitetos, decoradores e paisagistas estão sendo acionados com a expansão dos condomínios tipo clube. Como racionalizar o espaço do apartamento que encolheu? Como equipar e embelezar áreas de convivência que se agigantaram? Dentro dos apartamentos, o segredo é espichar os ambientes com o jogo de cores e móveis sob medida, arredondados, se possível dobráveis ou embutidos.  O guarda-roupa pesadão pode ser substituído por armários acoplados. Confira 10 dicas para aproveitar melhor os pequenos imóveis: 1) Pisos: Prefira tons claros, de forma contínua e uniforme, ou seja, sem muitos detalhes. Formatos maiores e lisos ajudam a dar sensação de ampliar os ambientes.  2) Forros: Assim como os pisos, os forros também devem ser em tons claros. Quando usados em gesso, devem ser aproveitados para iluminar ...

A importância das fotos na publicação dos imóveis - Prolar Netimóveis

A importância das fotos na publicação dos imóveis Quem deseja vender um imóvel pela internet precisa se preocupar em conseguir boas fotos. Isso porque elas devem ser atrativas o suficiente para despertar a atenção de um possível comprador, fazendo com que ele queira entrar em contato e fechar negócio.  Alguns proprietários e profissionais, no entanto, cometem pequenos erros ao fotografar os imóveis, o que, além de prejudicar a imagem, tanto da casa ou apartamento quanto do profissional, impede a realização de bons negócios. Os mais comuns são problemas de enquadramento, iluminação e desorganização.  Para orientá-los nesse sentido, o Agente Imóvel selecionou os erros mais cometidos e algumas dicas que podem evitá-los. Confira! Resolução - Para que a imagem seja de qualidade, ela deve ter, no mínimo, 640 x 480 pixels. Menos do que isso, a imagem fica embaçada e atrapalha a visualização dos detalhes do ambiente.   Fotos desfocadas e com problem...