Pular para o conteúdo principal

Reformar ou não, eis a questão - Prolar Netimóveis


imoveis, vende, aluga, conecta, vender, alugar, aluguel, compra,  apartamento, apartamento 2 quartos, apartamento 3 quartos, casa,  imoveis, morar, casa comercial, casa para morar, condominio, bairro, moradia, netimoveis, prolar, prolar netimoveis, imobiliaria, decoracao,  decor, dicas de decoracao, dica decor, espaço. escritorio, quartos,  area privativa, cobertura, blog,


Encontrar um imóvel alugado que atenda todas as expectativas de seu novo morador é praticamente uma missão impossível. Entretanto, é inevitável também que o inquilino queira fazer algumas mudanças ou adaptações no imóvel antes de se mudar para ele. 

A questão é: até que ponto vale a pena investir em um bem que não é seu?

Entenda as responsabilidades

Antes de pensar em reformar, verifique com cuidado os termos do contrato e o que ele possibilita que seja feito.
Outro detalhe importante, é sobre as obras de melhorias estabelecidas pelo condomínio nas áreas externas do imóvel; elas são de responsabilidade do proprietário. Também é responsabilidade dele disponibilizar o imóvel em condições habitáveis, da mesma forma, o inquilino precisa de comprometer com a devolução do mesmo estado em que o encontrou.

Vale lembrar que na locação de imóveis são realizadas duas vistorias: a de entrada e a de saída. A vistoria de entrada tem como objetivo apontar as condições do imóvel no início do contrato de locação e ajuda no levantamento de informações detalhadas sobre o estado de conservação dos itens.

Avaliação prévia e contrato

Uma boa avaliação prévia evita conflitos desnecessários. Antes de pensar em assinar o contrato de locação, avalie que tipo de reforma é mais adequada para sua necessidade.

As reformas estruturais contemplam mudanças consideradas essenciais para a habitação (ex: manutenção hidráulica, eletricidade, conserto de janelas ou fechaduras), já as melhorias são mudanças que sinalizam preferências para deixar o imóvel mais aconchegante para o novo inquilino (ex: pintura, trocas de piso).

A recomendação dos especialistas é que o dono do imóvel e o locatário combinem antes da assinatura do contrato quais mudanças são necessárias e entrem em comum acordo. 
Outro aspecto importante é documentar o que ficar acordado para evitar conflitos futuros. 

Reformar vale a pena?

Essa questão é muito pessoal porque está diretamente ligada a questão do conforto e realidade financeira de cada um. 

O mais importante é entender que toda reforma é trabalhosa e tem custos, por isso, só vale a pena se você pretende aproveitar os benefícios a médio ou longo prazo. 
Caso a intenção não seja ficar no imóvel por um tempo que compense o investismento, melhor não ir nessa direção. 
Se prosseguir nesse caminho, o ideal é avaliar que tipo de obra é importante para seu conforto e buscar um diálogo para minimizar os custos. 

#FicaaDica

Quando a reformar é para melhorias, normalmente a despesa fica para o inquilino, principalmente por não se tratar de uma necessidade. Entretanto, é possível criar um canal de diálogo com a imobiliária e/ou proprietário justificando melhorias que sejam de interesse mútuo para valorizar o imóvel e, dessa forma, tentar um acordo sobre o abatimento do valor do aluguel no período.

E é sempre bom estar aberto a opções criativas e mais simples. Que tal repensar a substituição de pisos ou revestimentos pela opção de pintá-los ou adesivá-los?

E lembre-se: invista sempre no diálogo. No caso de dúvidas sobre o contrato ou divergências entre as partes, a imobiliária pode fazer a mediação, mas é importante que você já comece com o pé direito e mantenha sempre um relacionamento transparente com o proprietário.


Fonte: Netimóveis 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores: Tendências para 2019

Ano novo pede cores novas Seja na moda, publicidade ou no design de interiores, as cores são referências para tendências e comportamento.  Que tal então conhecer os tons que serão destaques nas paletas de cores do próximo ano? Coral é a aposta da Pantone.  Você já deve ter ouvido falar da cor do ano Pantone .  A Pantone é a principal empresa de cores do mundo. Seu sistema é hoje o padrão na indústria gráfica e têxtil, para especificação de controle da cor.  Há 20 anos, o Pantone Color Institute elege as cores tops dos designers em desfiles internacionais, lançando tendências globais de cores que são referências para muitas aplicações do designer, incluindo o de interiores.  Em 2019, a cor Living Coral é o destaque da marca. O tom de "Coral Vivo", de número 16-1546, tem um caráter energizante, sociável e espirituoso, por isso, foi a nuance eleita para simbolizar a nossa necessidade de otimismo e alegria.  Outras cores no decor  As marcas d

Quadros: como harmonizar sua decoração - Prolar Netimóveis

Sozinhos ou em composição, os quadros conferem charme na decoração Quando o assunto é quadros na decoração, não existe uma regra específica. Se o intuito é criar ambientes charmosos e harmoniosos, vale muito do bom senso.  Quadros na parede Antes de pensar nas composições e estilo, verifique a altura. Deixe o quadro sempre na altura dos olhos e considere posicioná-lo a uma altura média de 1,6 m do piso ao centro do quadro.  Se o quadro for colocado em uma parede com sofá, deixe pelo menos 25 cm de espaço entre o sofá e o final do quadro. Se você gosta de simetria, centralize-o em relação ao móvel. Quadros pequenos Para quadros pequenos, você fazer um arranjo preenchendo o espaço da parede.  A composição ajuda a dar um efeito de plano único nas paredes.  Veja mais dicas para acertar nessa composição: Escolha estampas e cores que combinem entre si;  Opte por tamanhos diferentes para dar dinâmica à parede;  Molduras devem ser semelhantes, s

A importância das fotos na publicação dos imóveis - Prolar Netimóveis

A importância das fotos na publicação dos imóveis Quem deseja vender um imóvel pela internet precisa se preocupar em conseguir boas fotos. Isso porque elas devem ser atrativas o suficiente para despertar a atenção de um possível comprador, fazendo com que ele queira entrar em contato e fechar negócio.  Alguns proprietários e profissionais, no entanto, cometem pequenos erros ao fotografar os imóveis, o que, além de prejudicar a imagem, tanto da casa ou apartamento quanto do profissional, impede a realização de bons negócios. Os mais comuns são problemas de enquadramento, iluminação e desorganização.  Para orientá-los nesse sentido, o Agente Imóvel selecionou os erros mais cometidos e algumas dicas que podem evitá-los. Confira! Resolução - Para que a imagem seja de qualidade, ela deve ter, no mínimo, 640 x 480 pixels. Menos do que isso, a imagem fica embaçada e atrapalha a visualização dos detalhes do ambiente.   Fotos desfocadas e com problema de iluminação de