Pular para o conteúdo principal

Reformar ou não, eis a questão - Prolar Netimóveis


imoveis, vende, aluga, conecta, vender, alugar, aluguel, compra,  apartamento, apartamento 2 quartos, apartamento 3 quartos, casa,  imoveis, morar, casa comercial, casa para morar, condominio, bairro, moradia, netimoveis, prolar, prolar netimoveis, imobiliaria, decoracao,  decor, dicas de decoracao, dica decor, espaço. escritorio, quartos,  area privativa, cobertura, blog,


Encontrar um imóvel alugado que atenda todas as expectativas de seu novo morador é praticamente uma missão impossível. Entretanto, é inevitável também que o inquilino queira fazer algumas mudanças ou adaptações no imóvel antes de se mudar para ele. 

A questão é: até que ponto vale a pena investir em um bem que não é seu?

Entenda as responsabilidades

Antes de pensar em reformar, verifique com cuidado os termos do contrato e o que ele possibilita que seja feito.
Outro detalhe importante, é sobre as obras de melhorias estabelecidas pelo condomínio nas áreas externas do imóvel; elas são de responsabilidade do proprietário. Também é responsabilidade dele disponibilizar o imóvel em condições habitáveis, da mesma forma, o inquilino precisa de comprometer com a devolução do mesmo estado em que o encontrou.

Vale lembrar que na locação de imóveis são realizadas duas vistorias: a de entrada e a de saída. A vistoria de entrada tem como objetivo apontar as condições do imóvel no início do contrato de locação e ajuda no levantamento de informações detalhadas sobre o estado de conservação dos itens.

Avaliação prévia e contrato

Uma boa avaliação prévia evita conflitos desnecessários. Antes de pensar em assinar o contrato de locação, avalie que tipo de reforma é mais adequada para sua necessidade.

As reformas estruturais contemplam mudanças consideradas essenciais para a habitação (ex: manutenção hidráulica, eletricidade, conserto de janelas ou fechaduras), já as melhorias são mudanças que sinalizam preferências para deixar o imóvel mais aconchegante para o novo inquilino (ex: pintura, trocas de piso).

A recomendação dos especialistas é que o dono do imóvel e o locatário combinem antes da assinatura do contrato quais mudanças são necessárias e entrem em comum acordo. 
Outro aspecto importante é documentar o que ficar acordado para evitar conflitos futuros. 

Reformar vale a pena?

Essa questão é muito pessoal porque está diretamente ligada a questão do conforto e realidade financeira de cada um. 

O mais importante é entender que toda reforma é trabalhosa e tem custos, por isso, só vale a pena se você pretende aproveitar os benefícios a médio ou longo prazo. 
Caso a intenção não seja ficar no imóvel por um tempo que compense o investismento, melhor não ir nessa direção. 
Se prosseguir nesse caminho, o ideal é avaliar que tipo de obra é importante para seu conforto e buscar um diálogo para minimizar os custos. 

#FicaaDica

Quando a reformar é para melhorias, normalmente a despesa fica para o inquilino, principalmente por não se tratar de uma necessidade. Entretanto, é possível criar um canal de diálogo com a imobiliária e/ou proprietário justificando melhorias que sejam de interesse mútuo para valorizar o imóvel e, dessa forma, tentar um acordo sobre o abatimento do valor do aluguel no período.

E é sempre bom estar aberto a opções criativas e mais simples. Que tal repensar a substituição de pisos ou revestimentos pela opção de pintá-los ou adesivá-los?

E lembre-se: invista sempre no diálogo. No caso de dúvidas sobre o contrato ou divergências entre as partes, a imobiliária pode fazer a mediação, mas é importante que você já comece com o pé direito e mantenha sempre um relacionamento transparente com o proprietário.


Fonte: Netimóveis 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba o que valoriza um imóvel - Prolar Netimóveis

Saiba o que valoriza um imóvel Na hora de vender ou comprar um imóvel, o que mais influencia no preço do bem? A localização, o tamanho e a infraestrutura do bairro somam, é claro, muitos pontos na hora de definir o valor, pois uma coisa é comprar um apartamento de 150m² no interior, e outra bem diferente é adquirir um imóvel parecido em um bairro nobre da Capital.   Localização é sem dúvida um dos principais fatores que determinam não só a escolha de onde morar, mas também o valor dele no mercado imobiliário. Imóveis em regiões consideradas mais nobres com certeza são os mais procurados, portanto, com o valor mais alto. Basta pensar por exemplo, que um imóvel de 70m² de frente para o mar terá o valor mais alto do que um imóvel na periferia de 100m². Comércio local também é um fator de grande importância na valorização de um imóvel. Bairros com grande variedade de supermercado, padaria, farmácia ou até mesmo shopping tendem a ser mais valorizados. Atualm...

Dicas para aproveitar melhor os pequenos imóveis - Prolar Netimóveis

Dicas para aproveitar melhor os pequenos imóveis Móveis sob medida e tintas claras estão entre os segredos para ampliar pequenos cômodos. Marceneiros, arquitetos, decoradores e paisagistas estão sendo acionados com a expansão dos condomínios tipo clube. Como racionalizar o espaço do apartamento que encolheu? Como equipar e embelezar áreas de convivência que se agigantaram? Dentro dos apartamentos, o segredo é espichar os ambientes com o jogo de cores e móveis sob medida, arredondados, se possível dobráveis ou embutidos.  O guarda-roupa pesadão pode ser substituído por armários acoplados. Confira 10 dicas para aproveitar melhor os pequenos imóveis: 1) Pisos: Prefira tons claros, de forma contínua e uniforme, ou seja, sem muitos detalhes. Formatos maiores e lisos ajudam a dar sensação de ampliar os ambientes.  2) Forros: Assim como os pisos, os forros também devem ser em tons claros. Quando usados em gesso, devem ser aproveitados para iluminar ...

A importância das fotos na publicação dos imóveis - Prolar Netimóveis

A importância das fotos na publicação dos imóveis Quem deseja vender um imóvel pela internet precisa se preocupar em conseguir boas fotos. Isso porque elas devem ser atrativas o suficiente para despertar a atenção de um possível comprador, fazendo com que ele queira entrar em contato e fechar negócio.  Alguns proprietários e profissionais, no entanto, cometem pequenos erros ao fotografar os imóveis, o que, além de prejudicar a imagem, tanto da casa ou apartamento quanto do profissional, impede a realização de bons negócios. Os mais comuns são problemas de enquadramento, iluminação e desorganização.  Para orientá-los nesse sentido, o Agente Imóvel selecionou os erros mais cometidos e algumas dicas que podem evitá-los. Confira! Resolução - Para que a imagem seja de qualidade, ela deve ter, no mínimo, 640 x 480 pixels. Menos do que isso, a imagem fica embaçada e atrapalha a visualização dos detalhes do ambiente.   Fotos desfocadas e com problem...